
Chelsea Girl é o disco de estreia da Nico. Lançado em 1967, logo depois de ela ter gravado o seminal “disco da banana” com o Velvet Underground, a cantora decidiu fazer um disco folk.
O repertório incluía uma canção de Bob Dylan, “I’ll Keep It with Mine”, músicas compostas pelos guitarristas Tim Hardin e Jackson Browne – que acompanhavam Nico em seus shows – e por três dos seus colegas do Velvet Undergorund: John Cale, Sterling Morrison e Lou Reed. Inclusive as faixas “Wrap Your Troubles in Dreams” e “It Was a Pleasure Then” eram tocadas em shows do Velvet, mas nunca foram gravadas pela banda.
O álbum mescla a voz grave de Nico com violões folk, violinos e flautas. Nico, na verdade não queria os instrumentos de orquestra, ela pretendia fazer um disco bem simples: apenas voz e violão. O produtor Tom Wilson é quem colocou esses elementos lá com ajuda do arranjador Larry Fallon e a cantora não curtiu o resultado.
Apesar disso, Chelsea Girl tornou-se um disco cult para os fãs dos experimentalismos do Velvet Underground e para quem aprecia a voz única de Nico.
